1. É ecologicamente correto?
2. É socialmente justo?
3. É economicamente viável?
4. É culturamente aceito?
Se para alguma dessas perguntas a resposta for não, vc está falhando no quesito sustentabilidade.
A verdade é que, se pararmos um instante para pensar na definição mais conhecida de sustentabilidade, que é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas", vemos que estamos longe desse ideal, mesmo os que tem clara intenção de alcançá-lo. Mas é importante que um conceito como este esteja 'na moda'e tenha passado a ser considerado cool. O capitalismo estimula tantas falsas necessidades em nós, e em geral necessidades fúteis, que é de se admirar quando algo que visa o bem coletivo se configure agora como necessidade. Bato palmas para isso!
Nesse espírito, fiz uma pesquisa sobre reaproveitamento de materiais para novos usos, e descobri muitas idéias bacanas. As possibilidade de re-uso são infinitas, e já tem uma galera muita criativa por aí enxergando fora do quadrado.
Junior Fritz Jacquet pegou os rolinhos do papel higienico, dobrou, amassou e pintou e ficou legal assim.
Mais informações aqui
Gabriela e Lean fazem material de escritório de peças de informática. O blog delas está aqui
Mais sobre o autor aqui
Cestinha feita toda com sacolas plásticas
Outras idéias bacanas, para quem quiser garimpar: Recyclart
E no http://www.cucumbersome.com, idéias faça-voce-msmo, com tutoriais.
E para quem quiser ir a fundo, estão abertas as incrições para o curso de Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas promovido pelo Departamento de Oceanografia e Limnologia, da UFMA. As inscrições vão de 16 de novembro a 8 de janeiro de 2010. O início das aulas é em março.
1 comentários:
Parabéns pelo post!
Postar um comentário