Shutter Speed: novidade inédita?

Shutter Speed é a técnica que consiste em diminuir a velocidade de abertura do obturador de uma câmera fotográfica (ou digital para quem preferir) e elaborar desenhos no ar com uma lanterna. Como sabemos a foto é um processo que precisa de luz para acontecer e enquanto o obturador fecha-se lentamente o caminho percorrido pela lâmpada da lanterna cria uma via de luz na fotografia. Esse processo não é nada novo embora (re)surja como sendo de tempos em tempos.

Um dos trabalhos mais recentes que me recordo (e nem podemos julgar recente assim) é o da logo e merchan de Alice, uma produção HBO Brasil (vejam cartaz abaixo).



Mas essa longa introdução serve apenas para que cheguemos nas imagens que encontrei no FFFFound! hoje. São fotos do mestre-faz-tudo Picasso. Me recordo das cenas em que Antony Hopkins (interpretando o pintor/escultor em "Os amores de Picasso") retrata a fase em Picasso experimentava essa "arte" com sua então esposa (a terceira no filme). As fotos são da revista Live.

 





Após vermos isso fica a questão: é possível ser inédito ou original ainda?! É possível ser uma coisa e outra não?! Até o meio-dia de hoje achava que há como ser original sem ser inédito. Aí tive que recorrer ao dicionário para buscar o sentido real das palavras e, pelas definições, me definir quanto ao que acredito ser.

Segundo o Michaelis as definições são:
o.ri.gi.nal1
adj m+f (lat originale) 1 Relativo a origem. 2 Que tem o cunho da origem. 3 Que provém da origem. 4 Feito pela primeira vez, ou em primeiro lugar; que não é copiado nem reproduzido. 5 Que não foi dito ou feito à imitação de outrem. 6 Que tem caráter próprio; que não copia nem imita. 7 Que não tem semelhante; esquisito, extraordinário. 8 Bizarro, excêntrico, extravagante, singular. sm 1 O que provém da origem. 2 O que tem caráter próprio; o que não foi copiado nem imitado. 3 Primeira redação de uma obra ou de um pensamento. 4 Tip Texto manuscrito ou datilografado, destinado à composição. 5 Escrito ou desenho primitivos dos quais se tiram cópias. 6 Tipo, modelo, padrão que inspirou imitações. 7 Pessoa excêntrica.
 inédito
i.né.di.to
adj (lat ineditu) 1 Que não foi publicado ou impresso: Obra inédita. 2 Aplica-se ao autor cujas composições nunca foram publicadas. 3 Hist nat Designativo dos animais e das plantas cuja descrição, classificação ou desenho não foram ainda publicados. 4 Fora do comum, nunca visto, original. sm Obra ainda não publicada; escrito ainda não impresso.
 O grande problema consiste na equivalência dos termos. Se pergarmos as imagens acima (considerando Picasso o primeiro a usar a técnica) o que seria cada trabalho?! Sem dúvidas consideramos Picasso, e isso faz com que o cartaz de Alice não seja original, apenas. Mas a forma com que foi usado, com cores, desenhos sem seus autores, remetendo às luzes da cidade e não apenas pela forma do desenho, aí sim temos ineditismo. E tudo isso por um terceiro verbete.
inovar
i.no.var
(lat innovare) vtd 1 Fazer inovações, introduzir novidades em (leis, costumes, artes etc.). 2 Produzir algo novo, encontrar novo processo, renovar: Inovar a execução de um trabalho. 3 Introduzir (palavras) pela primeira vez em uma língua.
 Então, poucas horas depois, vejo que é possível sim ser inédito sem ser original. Basta dar um novo olhar, uma nova leitura. Mas isso é o que eu acho. E você? O que acha?

1 comentários:

Roberta disse...

http://www.youtube.com/watch?v=kTxucX1hk2o&feature=player_embedded#
.
http://www.youtube.com/watch?v=zs0tPrr5igg&feature=related

Postar um comentário