Pinturas famosas inspiradas em fotografias.

As inovações tecnológicas revolucionaram a humanidade de várias maneiras, e a Arte não podia ficar de fora desta influência. Atualmente usam-se das mais variadas ferramentas para se criar representações imagéticas, seja com técnicas tradicionais (desenho, pintura, escultura, gravura) ou técnicas contemporâneas (fotografia, instalações, arte cinética, ambientes de imersão áudio-visual etc).

Hoje, grandes artistas gráficos e ilustradores profissionais ou amadores fazem uso de equipamentos como tablets (mesas digitalizadoras), scanners, monitores touch-screen (toques na tela) e softwares que potencializam a criatividade e otimizam o tempo de produção.

Para mim não passa de bobagem o questionamento que alguns estudiosos fazem a respeito de que o avanço da tecnologia na Arte acabou desvirtuando-a. Arte e Ciência sempre andaram juntas na História, vide os renascentistas que, além do talento artístico também eram conhecedores de materiais e elementos químicos para a obtenção de suas tintas, o preparo das superfícies dos suportes trabalhados (tela, mural, madeira), bem como no uso de apetrechos como esquadrinhadores, câmera obscura, réguas, esquadros e compassos.

No séc. XIX o advento da fotografia lançou um novo desafio aos artistas: se uma máquina, quase que instantaneamente, podia fazer a reprodução do real, qual era o papel dos artistas agora então? Muitos responderam que o daguerreótipo (ancestral da máquina fotográfica) não tinha a “alma” de uma pintura, ou era “mecanizado” portanto não alcançaria o mesmo patamar que as “belas-artes” tradicionais. O tempo mostrou que a fotografia tornou-se uma técnica artística de grande importância.

E muitos pintores que conviveram com o surgimento desta tecnologia souberam aproveitá-la nas suas criações. Não foram poucos que capturaram determinado momento com uma câmera para manter uma pose ou uma situação. Vejam a seguir exemplos de pinturas Impressionistas e Expressionistas inspiradas ou baseadas em fotografias:

1. Paul Gauguin

Fotografía de Henry Lemasson, y la obra Madre e hija, de Gauguin
2. Paul Cezanne

Bañista, de Paul Cezanne
3. Toulouse Lautrec

La Troupe, de Toulouse Lautrec Pareja en un bar, 1891 Jane Avril
4. Vincent Van Gogh

La madre del pintor, 1888
Retrato del pintor belga E. Boch, 1888
5. Edgar Degas

Bailarinas detrás del escenario: montaje y cuadroDespués del baño, 1896El Vizconde Lepic con sus hijas y su perro AlbrecktEnsayo de ballet con escalera de caracol. 1877

Fonte das imagens: Fogonazos

1 comentários:

[amanda] disse...

muito bacana o post, garcia! não fazia idéia de que essas pinturas tinham sido baseadas em fotografias... valeu!

Postar um comentário