Revistas nacionais - Melhor capa de 2009

A Associação Nacional de Editores de Revista promoveu um concurso para escolher a melhor capa de 2009 (publicadas de setembro de 2008 a agosto de 2009). As editoras inscreveram seus trabalhos através do site e uma comissão julgadora, formada por 5 personalidades (!!!) do setor, escolheu 16 finalistas. Durante um período de tempo as 16 finalistas foram exibidas no site da Associação para votação do público.

Confesso que não me animou muito... creio que existam capas mais interessantes no mercado... as da Superinteressante são sempre bacanas... mas talvez a Super não tenha se inscrito... não dá pra saber! Bom, pra começar, votação popular na internet, no Brasil, muitas vezes ganha quem tem mais amigos/lobby (vide o Cristo Redentor como uma das 7 maravilhas do mundo moderno). Além disso, muita gente (até os próprios designers) ainda tem dificuldade de entender que o design tem o fim de 'atender uma necessidade'. No caso das revistas, existe uma chamada da matéria principal, e a necessidade é a de que essa chamada e o conteúdo da matéria estejam representadas visualmente na capa. O designer precisa atender essa necessidade, e se o fizer de forma surpreendente, brilhante! Um exemplo do extremo contrário disso é a capa da revista Pais e Filhos,que ficou entre as 16 finalistas do concurso. Sério, o baby é uma fofurinha, mas enquanto capa (a nível de design hehe), qual é a graça? Enfim, me pareceu um concurso questionável, mas, vá lá, a intenção de valorizar o trabalhos dos designers e/ou editores de arte é louvável!
Pelo menos a capa vencedora realmente é bem bacana! Lembro que me chamou atenção na Época do acidente.

Vencedor



Finalistas






*

2 comentários:

Pricilla Coelho disse...

Muito legal esse post Amanda. Eu não tenho muito conhecimento "técnico" para escolher uma capa profissionalmente falando, até cheguei a votar, e pra mim entre essas capas, a da epoca esta excelente. Não precisa pensar muito pra entender, está bem claro a mensagem.

[amanda] disse...

é verdade! eu adorei essa capa da época, lembro até que me chamou bastante atenção na época do acidente! mas, pra mim, muitas das finalistas (Pais e filhos, Saúde, Istoé gente, Prazeres da mesa...) são apenas ok, entende?
Tem muita coisa que podemos discutir sobre capa de revista. Por exemplo, de quem é o crédito de uma capa composta 'apenas' por uma fotografia? do editor de arte ou do fotógrafo? Vou postar outras coisas sobre isso para podermos refletir, ok? =)

Postar um comentário