Livros, capas e capistas

Se tem uma coisa que eu adoro é livro! e por isso mesmo, se tem uma coisa que eu detesto é ir em livraria... dá desespero não poder comprar tudo. hahahaha!
Bom, no sábado fui à Feira do Livro, que está rolando em São Luís desde o dia 21. Dei de cara com a Livraria Tambores, que está com um stand bem na entrada, à direita. Aí, já viu: livros a mais e reais a menos. A Tambores é excelente para o povo de design, arquitetura, moda... tem muita coisa bacana, muito livro da Taschen e da Cosac. Pra quem não conhece ainda a Tambores, a Feira vai até dia 29, mas a loja é permanente no shopping do Automóvel, na Holandeses.

Bom, mas independente da programação da Feira, das atrações, das promoções, estar rodeada de livros é sempre um prazer... e para quem trabalha com design pode ser uma aula e uma inspiração. Daí resolvi fazer um levantamento dos bons e atuantes capistas brasileiros da atualidade.

Claro que não poderia deixar de falar do vanguardista Victor Burton, que já no final dos anos 1970 começou a criar tendências que seriam seguidas até hoje, e não só por capistas, mas por designers de todas as áreas. Aí embaixo tem uma seleção mínima do trabalho dele, trabalho este que está descrito no livro Victor Burton, de Isabella Perrota, lançado em 2006.


Algumas capas de Burton, para Companhia das Letras.


Mas o que eu gostaria MESMO de citar são os mais recentes destaques do design editorial, na minha opinião. Gente que as outras gentes precisam conhecer! =)



Sérgio Campante (meu colega gente-muito-boa, que tem surfe e talento na veia. Já produziu muita coisa pra Record, Bertrand e minha amada Zahar, que, aliás, tem uma coleção de títulos e capas cada vez mais maravilhosos)



Kiko Farkas



Rita da Costa Aguiar



Elaine Ramos (Esse projeto, da Coleção Moda Brasileira I, foi super premiado. Levou o 7º Prêmio Max Feffer de Design Gráfico, da Suzano, o Prêmio Aloísio Magalhães, da Fundação Biblioteca Nacional, entre outros.)


Mariana Newlands (adoro as capas delas, adoro os desenhos tb... não deu pra copiar imagens porque tinha que pedir autorização e eu fiquei com preguiça mas vale SUPER a pena conhecer o trabalho dela.)

Bruna Benvegnu: Com estilo próprio, muitas ideias e toda energia, está iniciando na criação de capas, mas sua produção já demonstra grande potencial. Não deixem de ver suas fotos.

*

O tema Livros é longo... mas pra não ficar chato, vou deixar o restante, capistas estrangeiros, para um outro dia! =)

6 comentários:

Roberta disse...

Muito legal, Amanda...
O site da Mariana Newlands é lindo... =) Vale a pena conhecer...

Depois dá uma olhada nesses links:

http://nytimesbooks.blogspot.com/2007/11/my-favorite-book-covers-of-2007.html

http://www.flickr.com/photos/johnzarow/sets/72157622389801039/

Garcia Junior disse...

Bom post Amanda. Deisgn Editorial é uma das minhas áreas preferidas em Design Gráfico. Projetar um livro (ainda mais quando for rico em ilustrações ou infográficos) é um deleite criativo. Pena que aqui em São Luís pego muito pouco disso... tenho de me contentar com "panfletinhos"...

[amanda] disse...

Legal, Roberta... esse primeiro link eu tinha achado na minha pesquisa, mas não achei muita coisa genial nessa seleção não... eu realmente acho os capistas brasileiros bem mais interessantes do que os estrangeiros, vc não acha?! =)
o link do flickr achei muito massa! valeu!!!

Pricilla Coelho disse...

Gente... coisas lindas de Deus! Gosto também dessa área do design, e lembro que a primeira vez que li essa palavra CAPISTA achei massa, oh!

Unknown disse...

ah que fofura! vou ate atualizar o site pra receber seus leitores =)

Sérgio Campante disse...

Oi Amanda! Adorei o post. Valeu pelos elogios e pelo carinho!

Postar um comentário