Rubik’s lamp

Extraído de Casa e Jardim Online.

Designer cria luminária em formato de cubo mágico
Cubo mágico iluminado funciona como abajur. Conforme o movimento das camadas, dá para obter diferentes tonalidades de luz. Projeto é de designer brasileiro



Quem não se lembra do cubo mágico, aquele brinquedo em que é quase impossível ordenar as cores, de modo que as seis faces fiquem com os tons separados em faixas? O designer Eric Pautz, de Porto Alegre, se inspirou neste quebra-cabeças tridimensional – que era febre na década de 80 – para criar um abajur diferente, que vale para decorar ambientes infantis e adultos, com um toque de bom-humor: a Rubik’s lamp. O nome se refere ao criador do brinquedo, o húngaro Ernõ Rubik.

Assim como o brinquedo, a luminária é feita de 26 cubos menores, que se encaixam e se movimentam em torno de um eixo, onde fica a lâmpada. Conforme a posição das peças, é possível formar até 43 combinações de cores, originando diferentes efeitos de luz. O abajur é feito em dois modelos: um com os tons originais do cubo mágico e outro, todo transparente. A peça ainda não é produzida em escala comercial.


Dependendo da posição das peças, o efeito de luz é diferente


A peça também tem um modelo transparente

Calendário Tipográfico

Bom... tradução do Google Tradutor é assim: tem vezes que não dá pra tirar leite de pedra. Pelo que entendi do breve resumo da Not Cot, trata-se da sua "dose diária de tipografia". Um calendário bem bacana que serve de sugesta pra quem for me dar um presentinho de Natal. :)








A tentativa de tradução:
Finalmente, há diariamente inspiração Typo com 365 fontes de 180 fundições e designers de 30 países em Typodarium 2010, a primeira de corte Typo! Tipos de refrescamento, personagens temperado, fontes de pão, jogos, e toda a diversidade do entedecken Typedesign atual. Large data na frente, decorativas e legíveis, de dia e as férias de todos os 30 países, na parte de trás do fundo, os designers e, claro, a origem da fonte. "É uma pena jogar fora", eram as que são alimentados pelas folhas da Typodariums atual em gavetas de sua mesa.

Buscador de ícones



Não sei se alguém já conhece mas aí vai a dica.

Icon Finder é um buscador de ícones.

São mais 115000 ícones divididos em várias categorias. Vale a pena dar uma olhada.

Fotografias explicativas

Passeando pelo Not Cot eu vi esse post. É sobre o trabalho de Kevin Van Aelst que fotografa objetos do cotidiano para explicar os processos básicos da vida. Segundo ele:
As imagens têm por objetivo analisar a distância entre o" quadro geral "e" pequenas coisas "na vida - as banalidades de nossas vidas diárias, e as noções de identidade e sublime existência ... Este trabalho é sobre a criação Para onde esperamos encontrar aleatoriedade, e também sugere que as minúcias em torno de nós é capaz de comunicar idéias muito maior.*
* Tradução do Google Tradutor.



Cromossomos (feitos de jujuba)



Aparelho digestivo (feito de Ploc´s)



Coração (feito de roupas)

Outras obras aqui.

New Orkut



Apresentamos a nova versão do orkut: novos recursos divertidos, navegação mais rápida e os mesmos grandes amigos

Outras formas de design

Deconstruindo o Big Mac

Vinho e design? Harmoniza sim.

Para quem aprecia vinho, gosta de design ou ama a harmonização entre eles.

Pra esquentar a briga MAC x PC

Depois da calorosa discussão sobre MAC e PC na lista do Google Grupo EDG UFMA eu tinha que postar esse achado. Vi no Blog de Brinquedo.



O designer Adam Frederick trouxe a antiga guerra entre Mac Vs. PC para os jogos de tabuleiro com um criativo conceito de xadrez geek!

O Mac Vs. PC Chess Set trás como peças os maiores representantes da Apple e Microsoft como iPods, MacBooks, Zunes e consoles Xbox. Uma ótima ideia!

O xadrez Mac Vs. PC é apenas um conceito e, infelizmente, não está sendo produzido comercialmente.

O tema é: LEGO

E segue aqui uma lista de bugingangas inspiradas em Lego.




A câmera LEGO da Digital Blu vem com display LCD de 1.5″, sensor CMOS de 3 megapixel e 128MB de memória interna.




Pendrive USB LEGO. Já é comercializado oficialmente, mas aqui tem um passo-a-passo pra você fazer o seu sozinho.




O fone de ouvido LEGO da Elecom, à venda no Japão, está disponivel nas cores: preto, azul, vermelho, cor-de-rosa, branco e azul/vermelho.




Cinto LEGO para Geeks.



Mini caixas de som para iPod.



Forma de gelo.


Lego Walkie Talkie!





Boombox: aparelho de som portátil bem simples e vem com CD Player e Rádio AM/FM e LEGO MP3 Playeré bem quadradão, vem com 1GB de memória e é compatível com cartões de memória SD/MMC. O Player toca arquivos MP3 ou WMA, vem com fones de ouvido, USB 2.0.


Rádio relógio.


Celular


Câmera de vídeo.

Ninite instala tudo pra você

uanto navegava pelo Not Cot vi essa imagem que me deixou curioso. Sem ler pensei que se tratava de algum comparativo de navegadores e programas. O resumo falava de uma nova forma de instalar vários programas de uma vez só e aí eu fiquei mais curioso. Então descobri o que é o Ninite. Trata-se de um site com diversos programas de interesse geral (navegadores, messengers, media players, gerenciadores de imagem...) que, uma vez selecionados, geram um único instalador.





Você acessa o site e escolhe que programas quer instalar. O site, então gera um executável, você baixa o arquivo e instala todos os programas com um único instalador. Não precisa mais ficar alternando entre janelas de instalação. Um detalhe importante é que o ninite instala apenas os recursos básicos, deixando você livre de barras de navegadores e padrões de busca.

Clique aqui para ler as instruções de uso (em inglês).

A Interface de um Cheeseburger



As aventuras de um Webdesigner no McDonald's!

Primeira parte da série a ser publicada. Está em inglês, mas vale bem a pena.

Via Smashingmagzine

QUEM FAZ O LAYOUT É VOCÊ 2!

Pessoal, andei fuçando no código do nosso template para podermos fazer um rodízio criativo de topos. A imagem do nosso layout fica em https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhvrm1eaWfStfP97G_g7YYWQoV1YcFiNVAF8XqXdQs_RA82B_2nX2m6Id5AdxLJN5A5asq_hFh4VKe8ynPEJDwDPXxCBMr8uTgG1xVV-LWSF8HTJ0Ss1fQGlg1TV-zR2_zo33wXiW-PHrv2/s1600/bg2.jpg

Usem como base para criarem suas peças e enviem para o meu e-mail. Prestem atenção na faixa que há no topo da imagem. É nela que ficará o menu. O resto do layout permanece o mesmo: cores, fontes, fundo etc. Por causa disso sugiro que trabalhem apenas layouts em fundo preto.

Podemos, posteriormente, estudar mais o código do blog para retirarmos essa limitação.

Sejam criativos e mandem muitas propostas!!! A intenção é termos uma imagem por mês (no mínimo).

P.S. Repararam que o espaço entre o título do blog e o conteúdo diminuiu? Haviam comentado que o espaço tava muito grande e eu descobri como diminuir.

O que vocês acham?! Respondam nos comentários.

Tipos na decoração



Pintura sem tinta

É uma mistura de grafitti eletrônica com pintura ao vivo a partir de um rolo de LED verde feito pelo grupo Sweat Shoppe. Todo o trabalho é feito sem tinta e as imagens projetadas só aparecem por onde o rolo de LED passa. Muito bacana! Acompanhem o vídeo também.











Vi no Fubiz.

Coca-cola lança a Sprite 2.Zero



A Coca-Cola Brasil lança Sprite 2.Zero, evolução de Sprite Zero, em uma nova versão sem açúcar da marca, com mais intensidade no sabor limão e extrema refrescância. A nova versão zero açúcar de Sprite, cuja fórmula foi criada no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento que a empresa mantém no Rio de Janeiro, chega ao mercado a partir desta semana, inicialmente nos estados da região Sul e parte do interior de São Paulo. Em breve, estará disponível em todo o País.

Sprite 2.Zero substitui Sprite Zero e confirma uma tradição de inovação de Sprite. Líder do mercado de refrigerantes do sabor limão, a marca inaugurou o conceito zero açúcar, posicionamento moderno que comunica o benefício do refrigerante em não ter açúcar, que é adotado hoje por diversas marcas em suas versões de baixas calorias. Sprite Zero foi lançado em 2003 na Grécia e em 2005 no Brasil.

Agora, Sprite volta a sair na frente, com o lançamento de Sprite 2.Zero, tendo o Brasil como país pioneiro. Sprite 2.Zero estreia no mercado de refrigerantes de sabor limão um posicionamento moderno que, em outros segmentos da indústria, como eletrônicos e automóveis, comunica a evolução de produtos para versões mais modernas e potentes. Sprite 2.Zero apresenta uma evolução nos refrigerantes de limão de zero açúcar, com um sabor muito mais intenso e extremamente refrescante.



Fonte: Design Informa

Desculpa ai, tah!?

Lançamento Livro Rafael Cardoso

Customização

Tava navegando por aí, fuçando trabalh dos outros no Design Up e encontrei o pessoal do Bobs Made. Lá eles customizam de tudo: camisas, calçados, bonés, headphones etc. O site tem muita coisa pra ver, além de vídeos e material pra download. Vale a pena conferir.








Johnson&Johnson lança linha de Band-aid MTV



Achei interessante e resolvi postar. Pra quem gosta de MTV (como eu) aí vai um produto que vocês não querer desgrudar. Só não vale se machucar a toa só para usar um Band-aid desses.

O Band-Aid MTV será comercializado em edição limitada em um cartucho unissex com tiras estampadas por Carla Barth e João Lelo, artistas independentes que utilizam elementos em grafite do mundo jovem - como videogames, cartoons e toy arts.

Em breve, vinhetas, ações de uso e de merchandising entrarão na programação da MTV para reforçar o lançamento do produto, que também conta com materiais diferenciados de divulgação nas farmácias e supermercados.

O novo projeto estreia quase um ano depois da edição limitada do Band-Aid inspirado nas estampas do estilista Alexandre Herchcovitch e parte de uma estratégia similar de lançamento: a busca por um novo público.

Matéria publicada no site CCSP

Dia Nacional do Design


Galerinha, o nosso dia (5 de novembro) se aproxima, e sempre tive vontade de fazer algo bacana pra comemorar. Sei que nem todos são designers (tem publicitários, artistas, autodidatas...) mas todos vão ser no final por causa da especialização ou não?! Então, vamos celebrar!!! Lembrei também do que Amanda colocou na lista faz um tempo... "vamos formar um grupo que faça esse tipo de 'intervenção' na cidade???? "
  • Pode ser um mega serpentina (é esse o nome que acontece no 1º dia de NDesign?!Nossa esqueci, aff)
  • Pode ser também uma mega festa, tipo todo mundo de fantasia, ou com qr-code espalhados pela roupa, heheeh
  • Uma camiseta sobre a ação + adesivos (aqueles que sugeriram "eu não tenho educação, eu furo fila no trânsito..." ou "Jogo lixo pela janela do carro" sei lá)
  • Uma exposição com qr code ou não
  • Um mega "varal" com várias idéias diferentes sobre o que é design?
Sei lá, tantas coisas... o que acham!!! Lembrando que é dia 5 de novembro, quinta-feira, temos um fim de semana todo pra comemorar e agir!

Aaah, a imagem acima é do ano passado como se espalhou a autoria só Deus sabe de quem é mas alguém conseguiu resumir bem o que um designer NÃO É.

Mac x Pc

Os 100 Maiores Memes da História

"Você é um newfag da internet, está cansado de ser rickroll’d e não entende nada do que estou dizendo? Talvez seja hora de aprender os memes da internet.

Não sabe o que é um meme? Vamos a Wikipédia:
O meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se.

Passando isso para o mundo virtual, memes são modas que se tornam fenômenos online.

A lista é longa, muito longa. Vou abordar aqui os cem principais memes da internet, assim você vai estar muito próximo de estar completamente por dentro das gírias virtuais." OldSnake, da Outerspace

Lembrem de clicar nos SPOILER pra poderem ver os memes. É uma compilação extremamente interessante, que com o twitter e os blogs acaba sendo bem necessária, no fim das contas.

Acesse por aqui e boa leitura.

Para saber mais: Know Your Meme, atualizado com Kanye West, Balloon Boy e outros :)

via Outerspace

Tabela Periódica Tipográfica



É meio antiga, mas como muita gente pede, procura e não acha, taí a famosa tabela!
Pra quem não lembra, ela lista 100 das mais influentes fontes da história mundial da nação. Humana.
Link para a imagem em alta resolução aqui, pra quem quiser imprimir e emoldurar (ei, é uma boa ideia!)

Via Behance.

Notebole ou Rocambook?

Recebi o link desse vídeo conceitual hoje. Verdadeira viagem. Não sei nada a respeito, apenas o que vemos no vídeo.  Isso deve ser obra de algum designer faminto que misturou rocambole com notebook. Vejam vocês mesmos e comentem...

Roboxe




Quem já jogou boxe no Wii sabe como é divertido (sem falar cansativo) dar socos no ar através do acelerômetro do controle. Agora imagine isso com robôs?! Foi o que fez a Hammacher Schlemmer que criou o set Motion Mimicking Robotic Pugilists. O set vem com 2 robôs boxers e controles remotos com direcionais, além do acelerômetro. Os robôs possuem um alvo no peito e quando o soco acerta 4 LEDs se acendem registrando o golpe. 4 Golpes certeiros deixam o robô incapacitado e dão a vitória ao adversário.

O set custa U$ 79,95 na Hammacher Schlemmer.

Vi no Blog de Brinquedo.

Content-Aware Fill no Photoshop

Aqui o vídeo que mostra como funcionará essa ferramenta em novas versões do Photoshop. Não se sabe se será no CS5 já, mas... não custa nada torcer, né?

Mais sobre a tecnologia no blog.

Listas telefônicas como matéria prima

O artista Alex Queral, esculpe rostos famosos em listas telefônicas.

Ele teve a idéia e começou a esculpir quando percebeu pilhas de listas telefônicas usadas. Para esculpir os rostos, primeiro ele desenha à mão livre o rosto do escolhido. Utilizando bisturi, lâminas de barbear, para pacientemente fatiar em milhares de páginas dentro da lista telefônica, o rosto famoso.

Deve ser foda quando ele erra, não tem como corrigir!

President Obama

Jack Nicholson

Veja mais imagens na Postagem original...
ou no site com outros trabalhos do Artista.

QUEM FAZ O LAYOUT É VOCÊ!

Tenho uma SUGESTÃO boa pro nosso blog sempre ficar com cara nova!

Talentos na nossa turma tem de "monte" - isso todo mundo já sabe - e explorar toda essa potencialidade não seria mais justo. Então, todo mês podemos sortear um topo para "estampar" a cara do blog.

Como vai funcionar?

- Quinzenalmente será escolhido um tema e divulgado no Google Groups do EDUFMA;
- Os trabalhos deverão ter a dimensão padrão a ser definida;
- Pode ser fotografia, recorte, colagem, pintura, montagem... (VIAJA, DOIDÃO!)

Então, vamos escolher o primeiro tema?
Espero vocês lá.

Colabore com nossa lista de músicas

Acesse por aqui e participe sugerindo bandas, álbuns e músicas para os momentos difíceis da criação.

Agora é pra ver se vai de vez

Estamos vendo se rola fazer o blog pelo blogger. Acho que fica mais fácil porque a maioria tem gmail. Vamos ver?!

Primeiramente vamos organizar:

1 - antes de postar, crie um marcador para o seu post caso não exista nenhum disponível na lista de marcadores;

2 - ao postar links externos, lembre-se da função "blank" no HTML. Se não souber como fazer é só pedir ajuda :)