Top 40 - capas de revistas americanas

... continuando o tema Capas de Revistas...

Essa é velha, mas vai mesmo assim: a American Society of Magazine Editors (ASME) elegeu, em 2005, as 40 melhores capas de todos os tempos do mercado americano.
Abaixo, colei as que achei mais interessantes de serem citadas.



#1 - Rolling Stones, 22/01/81
John Lennon e Yoko Ono fotografados por Annie Leibovitz algumas horas antes de Lennon ser baleado, em 8 de dezembro de 1980.



#3 - Esquire, abril de 1968
Muhammad Ali atingido por seis flechas apareceram em vista de sua recusa em ser recrutado pelo exército amrericano por causa de suas crenças religiosas. Concebida por George Lois, diretor de arte da Esquire na década de 1960.



#6 - The New Yorker, 24/09/2001
A silhueta das Torres GemeasTwin impressas em preto calçado sobre preto puro + verniz localizado, em alusão ao 'vazio deixado por todos que desapareceram 11 de setembro'.



#10 - National Geographic, junho de 1985
O fotógrafo Steve McCurry imortalizou os olhos assombrados de uma menina de 12 anos, refugiada em um acampamento na fronteira Afeganistão-Paquistão. É uma das fotografias mais amplamente reproduzida do mundo.



#11 Life, 30/04/1965 
O sueco Linnart Nilssons fotografou um feto de 18 semanas, no interior do útero, utilizando um endoscópio com um flash eletrônico. Essas imagens fazem parte do livro de Nilssons, A Child is Born, que vendeu oito milhões de cópias nos primeiros quatro dias após a publicação.



# 17 Time, 21/06/68
Logo após os assassinatos de Martin Luther King Jr. e Robert Kennedy, o artista pop Roy Lichtenstein apontou uma arma fumegante aos leitores para enfatizar a urgência de legislação arma.




# 29  Playboy, Outubro de 1971
Fotógrafo Richard Fegley, modelo Darine Stern, cadeira de coelhinha desenhada por Len Willis.
Darine Stern foi a primeira modelo afro-americana a aparece na capa da revista e tornou-se um clássico. Alguém viu a capa da Margie Simpson (dos Simpsons mesmo!!) foi baseada nesta imagem!




# 33 Wired, Junho de 1997


Outras, aqui


E para completar, em outubro deste ano, a mesma associação elegeu A melhor capa de 2009.
















Aqui, acho que cabe uma reflexão. Em um caso como este, e vários outros acima, no qual a capa é (quase) unicamente uma fotografia, de quem é o mérito, do editor de arte ou do fotógrafo? No site da ASME, a descrição desta capa fala apenas sobre o fotógrafo Peter Yang, que conseguiu captar o estado de espírito de Obama logo após sua indicação para concorrer ao governo dos EUA.
Para os que responderam instantaneamente que o mérito é apenas do fotógrafo, pergunto: não haveria aí o mérito da escolha da imagem? do tratamento que foi dado na imagem? do posicionamento na capa? Se esta mesma fotografia incrível estivesse reduzida, alinhada a esquerda, com moldura rococó, seria ainda A capa de 2009? Eu é que não tenho resposta certa para dar. Ficam as reflexões...

*

0 comentários:

Postar um comentário