Papai Noel e Coca-cola


Entrando no espírito do Natal, acho legal comentarmos sobre aquela veeeelha estória de que a Coca-cola criou o Papai Noel. Essa estória surgiu sei lá de onde, e ficou muuuuuuuuuitos anos na cabeça das pessoas. Eu mesma fui ler REALMENTE a respeito agora, para escrever no blog. Eu já sabia que não era bem assim como diziam, mas não sabia ao certo como as coisas se deram.

Bom, no próprio site da Coca-cola, eles dão o crédito ao cara que primeiro representou o Papai Noel bem próximo do que conhecemos hoje, com as roupas vermelhas. O nome do cartunista era Thomas Nast, e ele desenhou o Papai Noel para a Harper's Weekly, em 1862. Desde então Nast continou representando o velhinho em outras campanhas e ao longo do caminho mudou a cor do casaco de marrom para o tradicional vermelho. A cor vermelha das roupas do Papai Noel, então, vem da interpretação de Nast e não baseada na cor da Coca-Cola. Mas como dá pra ver pelas campanhas que o velhinho encabeçava, nessa época ele ainda não tinha adquirido essa aura de uma figura alegre e boazinha, características usadas, reforçadas e fixadas a partir das campanhas da Coca-Cola.

 
Passado negro de Papai Noel: campanhas de cigarros (Cigarros Murad, 1919)
e de armas  (Carabina 22 da Stevens, 1908)




Roupas do Papai Noel ainda com detalhes em marrom (Gramofones Victor, de 1908, e Colgate, de 1920)


A Coca-Cola começou a usar o Papai Noel em suas campanhas para aumentar as vendas no período de inverno, uma vez que o refrigerante, até então, era visto como uma bebida apenas para o calor. Em 1922, com o slogan "Thirst Knows No Season", Coca-Cola Company iniciou seu feliz relacionamento com o ícone do inverno, representado aos moldes dos desenhos de Nast.

Em 1930, o artista Fred Mizen pintou um Papaei Noel rodeado por uma multidão, no meio de uma loja de departamento, dando uma 'paradinha para se refrescar' com coca-cola, e este anúncio foi publicado na The Saturday Evening Post em dezembro.



  Publicada no Saturday Evening Post, 1930

Em 31, a nova campanha queria mostrar um Papai Noel mais real, o 'Papai Noel em pessoa', não apenas um homem qualquer vestido de papai noel. Para isso, contrataram o ilustrador Haddon Sundblom para compor a imagem calorosa, amigável e humana que vive até hoje na mente das pessoas. Sundblom se inspirou no poema "A Visit From St. Nicholas", de Clement Clark Moore, professor de literatura grega de Nova Iorque que ajudou a divulgar a lenda do Papai Noel. Nesse poema, escrito para seus seis filhos em 1822, Moore divulgava a versão de que ele viajava num trenó puxado por renas e também o fato dele entrar pela chaminé. Durante os 33 anos seguintes, as belas pinturas à oleo originais de Sundblom foram adaptadas para o uso em publicidade e apareceram regularmente em revistas como Ladies Home Journal, National Geographic, The New Yorker etc.







 



Pesquisei principalmente aqui e aqui.

Feliz Natal a todos!

*

1 comentários:

Marcelo Marca disse...

muito legal! Parabéns pelo post e feliz natal.

Postar um comentário